terça-feira, 6 de outubro de 2009

Campanha de seguimento das tartarugas marinhas

Chelonia Mydas - Foto de Estela Louça

Nos meses de Fevereiro, Março e novamente desde o inicio do mês de Julho quatro praias de Orango Grande (Eticoga, Anor norte, Anor sul e Ancopado) e a praia de Imbone encontram-se a ser alvo de monitorização a cada 5 dias. Esta actividade irá ainda prelongar-se até dia 30 de Dezembro deste ano. Pelo segundo ano consecutivo o PNO consegue manter 8 meses de seguimento da desova das tartarugas marinhas nestas 5 praias graças ao trabalho realizado pela equipa de guardas e de cerca de uma dezena de colaboradores.

A subida das tartarugas durante a estação da chuva tem sido especialmente grande na praia de Ancopado que no decorrer do mês de Agosto manteve diariamente uma equipa de monitorização composta por cinco elementos.

Contamos brevemente revelar os dados relativos à campanha de seguimento em curso, até lá fiquem com os dados relativos ao último semestre de 2008:

Três espécies desovaram nas praias do PNO: Chelonia mydas, Lepidochelys olivacea e Dermochelys coreacea, porem nem todas ocorreram no mesmo numero e nem nas mesmas 6 praias prospectadas. A tartaruga verde (Chelonia mydas) foi observada em todas as praias, mas a de Ridley (Lepidochelys olivacea) apenas nas de Anor Sul, Adonga e Uite. A tartaruga de couro (Dermochelys coreacea) terá frequentado apenas a praia de Anor Sul. Foram contabilizados 129 rastos e 143 ninhos (16% predados) de tartaruga verde, 19 rastos e apenas 2 ninhos de tartaruga de Ridley e 2 rastos e apenas 1 ninho de tartaruga de couro.

O menor número de rastos observado foi em Ancopado onde se registaram apenas 13 (todos de tartaruga verde). Em Eticoga registaram-se 16 rastos (só de tartaruga verde) em Anor 39 (35 de tartaruga verde, 2 de tartaruga de Ridley e 2 de tartaruga de couro) e em Imbone 67 rastos (todos de tartaruga verde) dos quais apenas 15 eram velhos. Em Uite foram contabilizados 7 rastos dos quais 6 pertenciam à tartaruga verde e um à de Ridley. Em Adonga o numero de rastos foi de 34, dos quais 18 pertenciam à tartaruga verde e 16 à tartaruga de Ridley.

O numero de ninhos em Ancopado foi de 4 dos quais um predado, em Eticoga 16, dos quais 11 eram novos e 2 haviam sido predados. Em Anor sul foram contabilizados dos 39 ninhos dos quais 35 eram de tartaruga verde (apenas 1 havia sido predado) 2 eram de tartaruga de Ridley e 1 de tartaruga de couro. A totalidade de ninhos observada em Imbone foi de 49 todos pertencentes à tartaruga verde. Destes 17 haviam sido predados. Em Uite foram observados um total de 5 ninhos, todos de tartaruga verde, dos quais um fora predado. Em Adonga o numero de ninhos foi igual ao dos rastos, tendo-se registado apenas um ninho predado pertencente à tartaruga verde.

Relacionando o nº de rastos com o de saídas em cada praia, são de seguida apresentadas por ordem crescente de importância cada zona prospectada: Uite (0.63), Ancopado (0.68), Eticoga (0.84), Anor sul (1.63), Adonga (2,13) e Imbone (2.80).


Por Cristina Silva - Coordenadora para o Seguimento de espécies do IBAP

Sem comentários:

Enviar um comentário