segunda-feira, 20 de julho de 2009

Valores ecologicos



O complexo de ilhas de Orango possui uma boa representatividade dos habitats presentes no Arquipélago, não estando apenas presente a floresta sub-húmida.Grande parte da área coberta por florestas de mangal no arquipélago está situada no grupo de ilhas de Orango. Algumas não se encontram exploradas e possuem uma importância capital ao nível da produtividade biológica, de reprodução de certas espécies de peixes, moluscos e crustáceos constituindo um refúgio e habitat para a fauna ali presente. É aqui que existe a maior diversidade faunística do arquipélago.

Estão presentes espécies raras como o hipopótamo Hippopotamus amphibius, o manatim Trichechus senegalensis , o crocodilo do Nilo Crocodylus niloticus, o crocodilo anão Osteolaemus tetraspis e 4 espécies de tartaruga marinha (Chelonia mydas, Lepidochelys olivacea, Eretmochelys imbricata, Dermochelys coriacea).

Este parque é a região do país mais importante para os crocodilos e hipopótamos. Constitui um meio chave juntamente com a Ilha de Poilão para as tartarugas marinhas que encontram ali o local mais importante de desova da costa ocidental africana. Se a Guiné-Bissau é considerada o principal santuário para o manatim africano, é também nesta AP que a espécie se encontra em maior número.É ainda um site de importância internacional para a migração de aves palearticas e para certas espécies afro-tropicais.

Existem também colónias de aves marinhas, sobretudo de gaivinas (particularmente Sterna caspia e Sterna maxima) que chegam a juntar milhares de ninhos e que são de importância internacional. Das aves terrestres, há a salientar a presença do papagaio-cinzento Psittacus erithacus, que é bastante raro a nível nacional. A lista de espécies de aves do PNO conta já com 189 espécies das quais 5 foram este ano ali registadas pela primeira vez.

Por Cristina Silva - Coordenadora para o Seguimento das Espécies do IBAP

Sem comentários:

Enviar um comentário