
i) a comunidade local, que é parte integrante na gestão e conservação dos recursos da biodiversidade;
ii) Instituições públicas:
- Ministério e Delegacia Regional de saúde pública. Realiza consultas ambulatórias e trabalha na melhoria da situação sanitária das comunidades locais
- Delegacias das Pescas, Alfandega, Capitania e Portos, Migração e Administração local. Participa nas missões conjuntas de fiscalização
- Reserva de Biosfera do Arquipelago de Bolama Bijagós. Apoia a coordenação e gestão das AMP’s-Insulares (fiscalização participativa, S&A, coordenação, etc.)
iii) ONG’s nacionais
- Swissaid. Apoia a implementação da loja comunitária e de um projecto observatório.
- ADIM: Apoia as mulheres na horticultora, na criação e gestão de unidades de saúde de base e alfabetização das mulheres de Eticoga (Orango Grande).
iv) ONG´s e Organismos internacionais:
- “Tarrafe environement”. Pretende contribuir para a protecção e conservação dos mangais na RBABB e em especial no PNO. Apoia a seguinte acção:
- CBD-Habitat: Pretende desenvolver actividades ecoturísticas no PNO que contribuam para a conservação da biodiversidade e favoreçam um desenvolvimento sustentável em benefício das comunidades residentes do parque. Apoia as seguintes acções:
- Noé Conservation: Pretende contribuir para a conservação do peixe-serra e da biodiversidade marinha ameaçada
- ONCFS de França: Pretende definir um quadro geral de colaboração atraves das seguintes acções:
- MAVA/FIBA: Pretende garantir o seguimento ecológico das espécies, fiscalização das actividades económicas e apoiar o desenvolvimento sustentável das comunidades residentes. Apoia as seguintes acções:
a) Reforço das capacidades do parque no domínio de seguimento ecológico (Hipopotamos, T. marinhas, Papagaio cinzento, aves aquáticas, etc.),
b) Melhoria na operacionalidade e eficácia de fiscalização (aquisição de vedetas, combustível, formação do pessoal, reparação das infra-estruturas, etc);
c) Desenvolvimento comunitario (construção da casa de passagem em Anghõr, formação, visitas de intercâmbio, aquisição do Orango Parque Hotel, etc.).
- UICN/Palmeirinha: Criação da rede de professores para IEC, formação para a co-gestão dos recursos, etc.
- GPC/WI: elaboração e revisão dos Planos de Gestão das AP´s, conservação e gestão das IBAS (seguimento das aves aquáticas migradoras e residentes, papagaio cinzento, formação
- FIAL/PGBZGB: Actividades de desenvolvimento local, sobretudo acções viradas para a melhoria da situação social (Construção de escolas, poços melhorados, etc.)
- PAM: Pretende implementar programas de Cantinas escolares em Eticoga e Ambeduco (Orango Grande) e em Abu (Canogo). Apoia as seguintes acções:
a) melhorar as taxas de inscrição no Ensino básico;
b) reduzir as taxas de abandono escolar;
c) estabilizar a assistência diária;
d) melhorar o rendimento
Por Justino Biai - Encarregado de Programas do IBAP