terça-feira, 25 de agosto de 2009

Lista de Mamiferos


A presente lista foi elaborada com base num inventário faunístico preparado em 1990 pelo canadiano Benoit Limoges e nos recentes dados de campo recolhidos nos últimos 3 anos, pelos guardas do PNO e investigadores que têm trabalhado nesta Area Protegida.

São 19 as espécies contabilizadas até à data, encontrando-se estas repartidas por 7 ordens. O número de chiropteros e de roedores pode no entanto ser o dobro daquele registado.

De acordo com a lista vermelha da UICN, três destas espécies são consideradas vulneráveis (Vu): uma espécie de morcego, o manatim e o hipopótamo.

Em todo o parque apenas uma espécie encontra-se a ser monitorizada, o hipopótamo. Está previsto para breve dar inicio ao seguimento do manatim, que tem na Reserva de Biosfera, em particular nos Parques de Urok e no de Orango, o principal santuário de toda a Africa Ocidental.

A equipa de guardas durante a monitorização desta e de outras espécies (tartarugas e aves) tem estado a registar as observações ocasionais das diferentes espécies de mamíferos no parque, em especial as de médio e grande porte, existindo já disponível alguma informação actualizada sobre a abundância e distribuição de cada uma delas.


Por Cristina Silva - Coordenadora para o seguimento das espécies do IBAP

1 comentário:

  1. Podiam fazer uma lista geral dos animais com o nome comum e uma foto e colocar no blogue para que turistas ou apenas interessados pudessem saber que tipo de bicharocos existem no país!

    ResponderEliminar